03 abril 2017

[Série] Precisamos falar sobre "Os 13 Porquês"

Hello pessoas lindas!
Esse final de março a Netflix lacrou com o lançamento de "13 Reasons why", a série está causando nas redes sociais e hoje eu vim aqui para compartilhar com vocês tudo o que rolou e minha opinião sobre ela. Então pegue a pipoca e continue lendo esse post!


Antes de falar da série em si, precisamos conhecer alguns detalhes do livro. No Brasil ele foi lançado sob o titulo de “Os 13 porquês” pela editora Ática, é um romance do escritor Jay Asher e foi publicado nos EUA em 2007, no Skoob está com nota 4,2.

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.  

Eis que o Best-seller virou uma serie produzida pela Netflix (e coproduzida por Selena Gomez), que conta com 13 episódios, e em cada um deles Hannah nos narra uma de suas razoes que a levaram ao suicídio.  


Sim, a série é sobre suicídio. E amizades, adolescência, preconceito, bullying, sexting, alcoolismo, abusos... Mas, na minha opinião mais do que tudo isso, é sobre consequências. Principalmente na adolescência que é quando os sentimentos estão á flor da pele, e ainda não sabemos lidar direito com eles que cometemos pequenos erros, ou deslizes, que não parecem importar muito.  

Talvez você já tenha feito ou dito algo maldoso do qual não concordava, apenas pela sensação de se encaixar em algum grupo. Ou quem sabe falar do vestido horrível de certa menina em uma festa não seja tão errado assim, certo? Contar para todos os seus colegas que ficou com determinada menina, não pode ser errado, porque é verdade, certo?  


A serie nos mostra que pequenos gestos, ou a falta deles pode ter um impacto diferente na vida das pessoas e não podemos prevê-los, mas podemos parar de sermos indiferentes, de não nos colocarmos no lugar do outro. 

Eu sofri bullying até a sétima serie, pelo simples fato de que eu usava óculos, então era a “quatro olho”. Não tinha colegas para fazer trabalhos, tinha de comer meus lanches trancada no banheiro, porque se não tinha todo ele roubado. No ensino médio, no meu ultimo ano fui taxada de galinha, por ficar com 3 meninos, em 2 meses. E tive lista circulando pela sala de quem seria o meu próximo. Foi legal? Não! Fiquei triste? Sim! Mas, não me afetou como afetou Hannah, em questão de uma semana confrontei as pessoas e a coisa se resolveu. 

Mas, e se eu fosse como Hannah, e se o acumulo dos anos onde fui ignorada, isolada, humilhada e ridicularizada tivessem pesado mais que todo o resto? E aquela colega que você ignora porque é estranha, ou o menino que você não convida para o futebol porque tem cara de nerd?  


"13 Reasons Why" nos leva a refletir sobre nossas ações, se algum dia já fomos um por que. E esse é o caminho da mudança. 

Gostei da escolha de atores e de suas performances, embora o personagem de Clay estivesse me dando no saco em alguns episódios, consegui entender suas reações. 


A atriz Katherine Lengford que interpretou Hannah Baker é linda, o que nos deixa mais inconformados ainda com seu fim trágico. A cena de suicídio foi ótima e bem realista.   

Se você ainda não assistiu corre pro Netflix, vale muito a pena. Agora só falta conhecer o livro, espero que em breve tenhamos uma resenha no blog.  

Beijos!
(Post escrito por Cacá)

Comentários via Facebook

9 comentários. Comente Também!:

  1. Oii Fernanda!
    Realmente o final de março foi uma bomba! Essa série está sendo muito falado, tapa na cara, por que fiquei sabendo agora pelo seu post que foi coproduzida por Selena Gomez, eu realmente não sabia. Adoro tudo que me faz refletir, me da um gosto bem maior. Quero muito ler o livro antes de assistir a série, mas não está dando!! pelo menos estou tentando me segurar rsrs. Adorei o seu post.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Confesso que ainda não li a obra e também não tenho costume de assistir a séries, de modo que ainda não assisti a esta.
    A premissa é bem interessante e quero muito saber quais foram os motivos pelo qual Hannah acabou cometendo suicídio e o que cada um dos personagens acha sobre as consequências de seus atos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Estou amando os posts sobre essa serie.
    Confesso que ainda não li o livro e por isso não assisti a serie ainda, mas me encontro cada vez mais interessada em assisti-la
    Amei o post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fernanda
    Na real, a série é sobre vingança e eu penso que eles realmente pesaram a mão em vários aspectos que não deveriam estar lá, pois estimulam jovens a seguir o mesmo caminho da Hannah. Li o livro quando ainda estava no ensino médio e, de fato, o acho muito mais impactante, num sentido positivo, do que a série.

    Ao contrário de você, não acho que a série valha a pena, mas total recomendo o livro.

    ;*

    ResponderExcluir
  5. bem,ainda to assistindo os episódios pra depois formular minha opinião acerca de tudo... não li o livro... sobre a beleza da protagonista, acredito que - independentemente da aparência, ninguém deveria passar por uma situação [ou conjunto delas] que levassem a suicidio... enfim...

    sobre histeria, tristeza e tristeza profunda, acredito que seja importante trabalhar com a série...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie
    nossa, vc ter citado a forma de bullying que sofreu nos faz ver o quanto a sociedade é intolerante com diferença, a pessoa sofre violência apenas por nao enxergar como os outros e ter que usar óculos, é deprimente ler essas coisas e eu estou louca para ver a serie, ja li o livro há alguns anos e amei, então espero que a série me surpreenda bastante

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei a série e ainda não li o livro, mas o que mais me surpreende é ver que apenas uma série, um livro, uma novela ou um filme são capazes de mobilizar as pessoas com um assunto tão comum e tão escondido ou tido, por muito tempo, como brincadeirinha de mau gosto. Bom, verdade seja dita: ainda bem que essa surgiu! E falou sério, pesou. É disso que precisamos falar, mais e mais. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada obrigada por seu testemunho, acho muito corajoso você vir aqui falar do que fizeram com você. Fico muito triste em saber e ao mesmo tempo feliz por você ter conseguido resolver sozinha e ter lidado com a questão. Essa série está sendo muito comentada, ainda não tive a oportunidade de ver, mas acho muito improntante denunciar todos esses assuntos para mudarmos essa realidade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante da série, achei ela muito muito boa, tenho problemas com relação a certas coisas ma isso nao tira o mérito de que a série é realmente muito boa.

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in