02 fevereiro 2018

[Resenha] Fim - @companhiadasletras


"Eu nunca encarei a morte como uma possibilidade. Não que fosse apegado a nada de especial na vida, mas é que a morte não existe. A morte é uma doença crônica."

Nome: Fim
Autor(a): Fernanda Torres
Páginas: 203
ISBN: 978853592359-9
Editora: Companhia das Letras
Ano de lançamento: 2013
Comprar: Amazon

O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Em filmes premiados, novelas ou séries globais, ela se firmou como uma das mais versáteis atrizes brasileiras, capaz de atuar num arco dramático que vai da comédia escrachada ao denso drama psicológico. Recentemente, Fernanda começou a atuar na imprensa, em colunas do jornal Folha de São Paulo, em colaborações para a revista Piauí e na revista Veja. Com Fim, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras e mostra que nesse âmbito é uma artista tão completa quanto no palco ou diante das câmeras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: arrependimentos, casamentos, festas, inibições, manias e separações. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de drogas e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou uma sobrevida sexual com o viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos, mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes.



"Fim" foi uma leitura extremamente extrovertida e leve, abordando questões tão complicadas como a morte e o final da vida que chegará para todos nós Fernanda Torres me surpreendeu e eu que já era fã do seu trabalho como atriz me tornei uma admiradora de sua escrita. 


Conhecemos um pouco da história complicada de cinco amigos, Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, eles viveram situações diversas e a autora mostra a visão individual dos mesmos sobre esses  fatos marcantes de suas vidas, os amigos nos impressionam com suas experiências na juventude, no amor vivido por eles, nas duras traições da vida, e em como é maravilhoso morar no Rio de janeiro, uma juventude completamente diferente da que hoje se vive, com princípios e prioridades muito mais amplas, era o começo de uma era de drogas, festas, e uma vida cheia de  muita sacanagem e um lugar muito favorável a todas essas questões. 


Álvaro foi o último dos amigos a deixar esse mundão de Deus meu, e ele nos conta um pouco de seu casamento que não deu certo e como foi sua vida, sempre cuidando de sua saúde, talvez seja por isso que viveu até seus 80 anos. Em seguida conhecemos Sílvio, um homem sem limites que levava uma vida regada a muito sexo, drogas e outras coisas do tipo, Ribeiro nunca se casou e teve uma vida de luta pelas mulheres, podemos dizer que Neto era o único homem descente desse quinteto, muito mais calmo e perspicaz que os outros, e por fim conhecemos o mais belo homem desse grupo Ciro ele tinha a mulher que quisesse fácil.

"Eu nunca encarei a morte como uma possibilidade. Não que fosse apegado a nada de especial na vida, mas é que a morte não existe. A morte é uma doença crônica."

A autora foi de uma inteligência incrível na criação de personagens tão marcantes com personalidades fortes e únicas, de uma forma trágica e cômica ao mesmo tempo ela relata a vida desses homens com uma escrita simples e de fácil entendimento e tudo que esses amigos viveram, Fernanda também mostra através da leitura um pouco da cultura local e todos os costumes vividos por seus personagens. A autora me conquistou realmente foi um prazer maravilhoso conhecer esse trabalho tão bem feito e escrito por ela.



Nasceu no Rio de Janeiro em 15 de setembro de 1965. É atriz e escritora. Há trinta e cinco anos mantém uma carreira de sucesso no teatro, no cinema e na televisão, tendo recebido, entre outros, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de cinema de 1986. É colunista da Folha de S.Paulo, da Veja-Rio e colaboradora da revista piauí. Seu romance Fim, publicado em 2013, vendeu mais de 100 mil exemplares e teve direitos de publicação adquiridos na França, na Holanda, na Itália e em Portugal.



Espero que tenham gostado, 
um grande beijos e até a próxima!

Comentários via Facebook

12 comentários. Comente Também!:

  1. Oii Michelle tudo bem?
    De certa forma me senti bem motivada para ler esse livro, por abordar assuntos do nosso cotidiano, comoo o câncer, que ali é escancarado e falado sobre, Fernanda Torres parece ser também uma ótima escritora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Michelle, vejo muita gente falando e escrevendo maravilhas a respeito dos livros da Fernanda, mas, por algum motivo - ou pela falta de um, talvez - eu ainda não consegui me interessar.
    Talvez futuramente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem? Vejo falarem muito bem desse livro, mas nunca me deu a curiosidade de ler, quem sabe mais pra frente né? De qualquer forma parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa para conhecer a escrita da Fernanda Torres, a premissa desse livro parece muito interessante e um pouco triste também, falando sobre fim e morte.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Achei as fotos lindas, está de parabéns! Eu não conhecia esse livro e achei a premissa bem interessante. Vou anotar a sua dica, mas no momento não pretendo ler!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu achei bem legal a sua resenha e as fotos ficaram lindas, está de parabéns. Eu não conhecia esse livro, achei a premissa bem interessante, mas no momento não dá para ler essa obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. OIe Michelle! Não conhecia esse livro da Fernanda, eu acho que deve ter sido uma leitura bem bacana, principalmente quando o autor é tão conhecido, deve ser uma leitura com ele em mente. Achei legal que foi escrito por uma mulher, mas todos os personagens são homens, o que dificulta mais o trabalho dela como autora, por ter que ver um ponto de vista masculino.

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Fico muito feliz de você ter gostado desse livro, pois ele já está na minha wishlist e pretendo lê-lo o mais breve possível.
    Adorei as fotos.
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    É a primeira resenha que leio desse livro.
    Eu adoro a autora e estou ansiosa para conhecer sua escrita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda,
    Adorava ver a sua xará na televisão, ela sempre atuou em programas irreverentes e na frente do seu tempo. Não tive a oportunidade de conhecer seu trabalho como autora. Fim foi muito bem elogiado pela crítica especializada, mas essa é a primeira resenha que leio em blogs. Tenho muita vontade de ler Fim, ainda mais depois da sua resenha. Amei as fotos!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    o livro parece ser muito bom, desde que lançou tenho uma grande curiosidade em conhecer melhor a escrita da autora e atriz e também por ter visto tantas criticas positivas, adorei a resenha e adorei saber mais sobre a leitura, espero conseguir ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Apesar da tua boa resenha, vou passar a dica porque, sendo bem sincera, detesto ler sobre essa temática de finais e morte e destruição e também porque peguei ranço do livro já que na época em que ele foi lançado só se falava disso, hahaha.

    ;*

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in